Depois de refletir por alguns segundos, percebi que a política no Brasil, e até no mundo, é feita e organizada de forma com que a compreensão seja a menor possível para a maioria da população. O motivo é óbvio, quanto menos pessoas entenderem do assunto, menos elas irão reclamar, logo, quem estiver envolvido poderá fazer o que quiser. E é isso que acontece no Brasil.
Você já tentou ouvir um discurso completo de um senador na TV Senado? Em certos momentos, você tem a impressão que ele está falando em outro idioma. Pior ainda é assistir este tal discurso com alguém que acompanha política de perto, pois, no meio do discurso, você ouve comentários que comprovam que você não está entendendo nada mesmo.
De acordo com o meu dicionário (wikipédia), um dos significados da palavra política é: denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados. Agora, reflita comigo, se os políticos tem como missão organizar, dirigir e administrar o país, porque a maioria dos brasileiros não entendem nada do que está acontecendo (organização), não sabe para onde o país está indo (direção) e nem sabe qual o papel de cada político perante a nação (administração)?
Ser político no Brasil significa não ter respeito da nação, pois ninguém respeita o que não conhece, e quem conhece, tem motivos de sobra para suspeitar, vide Collor, Maluf e Sarney. Mas, mesmo assim, milhares de milhões querem um carguinho (ou cargozinho) de vereador, deputado, senador, mesmo não possuindo habilidades para fazer a tabuada do 4. Isto deve-se aos grandes benefícios que se é permitido a um parlamentar. Não é coincidência que nos últimos anos temos grandes concentrações de personalidades ingressando ao mundo político. E graças aos votos de muitos brasileiros, pessoas como o jogador de futebol Dinei (analfabeto), fazem parte do legislativo do país.
Uma dica que sempre é válida é ler jornais todos os dias, pois são grandes fontes de conteúdo político. Mas lembre-se de sempe ler o mesmo assunto em jornais diferentes, pois não podemos esquecer que a política vai muito mais longe do que imaginamos, não está apenas em Brasília. Se achar a leitura chata, diversifique, leia o caderno de esportes, os quadrinhos, faça as cruzadinhas. Você também pode usar a criatividade, se você for ler o jornal enquanto estiver "obrando", use-o para se limpar depois, afinal, muitas vezes, o conteúdo do jornal é pior do que o "produto" que ele receberá de suas nádegas. Caso tenha medo de tal façanha, faça uma chapéuzinho com o jornal e saia bem descolado na rua, atualmente, a moda é você que faz!
A foto do Lula é o melhor
ResponderExcluirSeguindo nesta toada, com certeza você, não obstante, em breve fará parte da trupe do CQC.